VII Congresso Consad de Gestão Pública – Consad

Aconteceu no dia 25 março de 2014, o VII Congresso Consad de Gestão Pública – Por Uma Gestão Sustentável, com o tema “Encontros da Cidadania: O controle social em suas mãos”, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).

O Instituto Publix em parceria com o Consad abriram as inscrições para o II Prêmio Publix-Consad de Melhores Práticas de Gestão para Resultados. A iniciativa pretende reconhecer e incentivar experiências inovadoras e exitosas de Gestão para Resultados na administração pública brasileira, além de estimular a produção de artigos técnicos e científicos.

O evento reuniu mais de 2000 pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, que teve como objetivo a busca de soluções para uma melhor qualidade na prestação dos serviços ao cidadão.

O Instituto Publix, em parceria com o Consad, abriram as inscrições para o II Prêmio Publix-Consad de Melhores Práticas de Gestão para Resultados, iniciativa essa que busca reconhecer e incentivar experiências inovadoras e exitosas de Gestão para Resultados na administração pública brasileira, além de estimular a produção de artigos técnicos e científicos.

A organização do Congresso recebeu mais de 1.000 artigos enviados por diversas instituições públicas do Brasil e entre os 150 selecionados encontra-se o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE).

O TCM-CE, por meio da Escola de Contas e Gestão, relatou sua experiência com os Encontros Regionais, em 2013, cuja autoria são das servidoras Sandra Valéria de Moraes Santos, Diretora da ECOGE, e das Coordenadoras, Ana Perpétua Ellery Corrêa e Júlia Maria Pinheiro Pessoa.

O projeto relata a divulgação de informações aos cidadãos para que esses possam exercer de forma eficaz e qualificada o controle social, exigindo, assim, melhor aplicação dos recursos públicos.

Esses Encontros envolveram os 184 municípios cearenses, sendo realizados em 15 municípios-sede estrategicamente localizados, em regime de imersão durante 3 dias, em que aconteceram palestras e oficinas temáticas especializadas. Paralelamente, o TCM-CE disponibilizou ilha digital, com acesso ao site do TCM/CE, aos ambientes virtuais da Ouvidoria e aos Portais da Transparência, Licitações e Dados Abertos.

Na ocasião, foi registrado um total de 10.433 participantes, sendo 6.020 da sociedade civil (5.241 estudantes de escolas municipais e universidades), 3.140 do Poder Executivo e 821 participantes do Poder Legislativo.