V Encontro dos Tribunais de Contas em Cuiabá

Teve início nesta terça-feira (dia 22), a 5ª edição do Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O evento, cujo tema é “A construção da excelência institucional”, acontece no período de 22 a 24 de novembro no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), e conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) e de outras entidades do sistema.

Na solenidade de abertura, o Conselheiro Sebastião Helvecio afirmou que este encontro anuncia-se promissor devido aos resultados que os tribunais de contas brasileiros estão entregando à sociedade, destinatária final das nossas ações. Já o Presidente da ATRICON, Conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE), apresentou os principais desafios a serem enfrentados ao longo dos próximos anos, como a ampliação da efetividade das ações de controle externo no sentido de cumprir os ditames da Constituição Federal de 1988 e, ao mesmo tempo, o fortalecimento das instituições de fiscalização em prol do combate à corrupção sistêmica instalada no país.

Nos  3 dias  de evento serão proferidas palestras sobre temas diversos, dentre eles,  Desafios do controle externo – Cons. Valdecir Pascoal, Presidente da Atricon; Desafios da gestão pública em tempos de crise – Pedro Taques, Governador do Estado de Mato Grosso; Seminário de Boas Práticas do MMD-TC – Cons. Valter Albano, Vice-Presidente da Atricon; Tribunais de Contas e educação: o desafio do PNE- Cons. Marisa Serano-Diretora da Atricon e Efetividade e transparência das execuções na era digital (TCE-PR)- Cons. Cezar Miola – 1º Vice-Presidente do IRB.

No segundo dia do evento foram apresentadas 16 boas práticas, que serão lançadas em plataforma web, no site da Atricon, para disseminação e compartilhamento. Entre as selecionadas, encontra-se a Política de Fiscalização Integrada, cujos preceitos (origem, normativos, status atual, resultados alcançados e possibilidades futuras) foram apresentados pela diretora-geral do TCEMG, Raquel Simões, que destacou como o Suricato impacta positivamente as ações de fiscalização, de acompanhamento e avaliação de políticas públicas; de transparência e de orientação.

Para saber mais sobre o evento, basta clicar no link a seguir:  http://entc2016.atricon.org.br/

Fonte: Atricon e TCE-MG