Bywalkson.carvalho

Tribunal de Contas irá realizar o III Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) vai realizar no dia 4 de agosto (terça-feira), às 10h, o III Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação. O evento tem como objetivo contribuir para a formação técnica dos membros dos conselhos educacionais. O encontro será realizado de forma online e transmitido pelo canal oficial do TCEMG no Youtube. O conselheiro da corte de contas Cláudio Terrão será o mediador. Conselhos e conselheiros de educação de todo o Estado e capital estão convidados a participar. Clique aqui e faça sua inscrição.

O conselheiro de educação tem um papel importante. Ele discute junto com o poder público as prioridades e diretrizes para a Educação. Um diálogo aberto com esses gestores favorece o princípio da autonomia e da gestão democrática do ensino público. Foi a partir dessa ideia que o TCEMG os reuniu pela primeira vez em 2018. O primeiro encontro aconteceu no dia 24 de setembro por meio do Programa Na Ponta do Lápis. O programa foi criado pelo TCE de Minas e tem ações de controle, cooperação com os gestores públicos e incentiva a sociedade a fiscalizar a educação pública.

Palestrantes

A subprocuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPCMG) Cristina Melo vai falar sobre os impactos da pandemia no financiamento da educação pública. A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPEMG) Daniela Yokoyama vai abordar a importância das articulações locais na garantia do direito à Educação. Daniela também participou do primeiro encontro falando sobre o fortalecimento das redes de controle. A secretária de Educação de Minas Gerais Júlia SantAnna também irá participar. Clique aqui e veja toda a programação.

Fonte: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)

walkson.carvalho editor