Bywalkson.carvalho

TCEMG participa de encontro nacional de Ouvidorias e Corregedorias, em Cuiabá

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais participou, nos dias 03 e 04 de outubro, do Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas 2019, em Cuiabá, Mato Grosso. O conselheiro Ouvidor Durval Ângelo representou o TCEMG no encontro, que reuniu membros e técnicos dos Tribunais de Contas com o objetivo de compartilhar conhecimentos consolidados na busca do aprimoramento e fortalecimento das Corregedorias e Ouvidorias das Cortes de Contas do país.

O coordenador da Ouvidoria do TCEMG, Gustavo Terra Elias, foi um dos palestrantes do evento. Terra Elias expôs sobre “Ouvidoria: Espaços para o desenvolvimento de programas de integridade e accountability”. O coordenador explicou como as ouvidorias devem ser utilizadas para a efetividade de programas de integridade e compliance em organizações públicas e privadas. Ele ressaltou que, num conceito moderno, a aplicação desses programas auxilia as ouvidorias a cumprirem seus objetivos fundamentais de prevenir irregularidades e malfeitos. Terra Elias abordou também diretrizes de alinhamento aos padrões internacionais de regulamentação para fomento e proteção de informantes (whistleblowers), que revelam irregularidades graves, e, sem a ação deles, não seriam denunciadas.

Mais de 120 servidores e conselheiros de diversos Tribunais de Contas estiveram no encontro, realizado em parceria entre o Tribunal de Contas do Mato Grosso, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

Fonte: TCEMG

walkson.carvalho editor