Bywalkson.carvalho

TCEMG é homenageado em seminário na Bahia

Durante o segundo Seminário Nacional de Educação É da Nossa Conta, realizado hoje (6/12), em Salvador (BA), o Tribunal de Contas mineiro recebeu o reconhecimento pelos seus esforços em favor do aumento da qualidade da educação pública, principalmente pela criação do aplicativo de controle social Na Ponta do Lápis. A iniciativa inspirou os tribunais de contas do Estado e dos Municípios da Bahia, que lançaram, no evento, a sua própria versão do app, cedido pelo TCEMG. A ferramenta foi apresentada pelo diretor de Assistência aos Municípios do TCM-BA, Vitor Maciel

Representando o presidente Cláudio Terrão, a assessora Naila Mourthé recebeu dos organizadores do evento uma placa comemorativa (foto).

Conferências

Realizado pelos TCs baianos, o seminário foi organizado em duas mesas, sendo a primeira destinada à discussão do regime de colaboração entre os entes federados e o cumprimento do Plano Nacional de Educação e, a segunda, ao Controle Externo da Educação. A conferência de abertura teve como tema “O regime de colaboração e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, proferida pelo diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos.

Outra conferência teve como tema “Os tribunais de contas e o direito fundamental à Educação”, ministrada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Miola. Em seguida, a conselheira do TCE-BA, Carolina Costa, apresentou o Sumário Executivo do Projeto Educação é da Nossa Conta e o relatório de Acompanhamento do Cumprimento das Metas do PNE no Estado da Bahia.

 

Fonte: TCEMG, com informações do TCE-BA e TCM-BA

walkson.carvalho editor