Sessões do TCEMG serão transmitidas, ao vivo, a partir do dia 22 deste mês

A sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) do dia 22 de junho vai trazer ao público uma importante novidade. Nessa data, quando o Presidente Sebastião Helvecio proclamar a abertura da reunião, a Rede Mundial de Computadores (internet) já estará recebendo, ao vivo, os sinais de vídeo e áudio com a atuação do Tribunal Pleno, diretamente da sede da Corte de Contas, em Belo Horizonte. As imagens e sons captados nesse espaço público vão inaugurar a TV TCE, um canal web a partir do qual qualquer pessoa do mundo, com acesso à internet, poderá testemunhar virtualmente as sessões dos colegiados do Tribunal. A iniciativa busca dar mais transparência aos atos do TCEMG e fortalecer o controle social.

Um moderno sistema de câmeras controladas remotamente por computador garantirá a qualidade da transmissão, permitindo, por exemplo, advogados e gestores públicos acompanhem, sem deixar seus municípios, a deliberação de um processo de que tenham interesse. A transmissão irá impulsionar outro importante serviço on-line que o Tribunal disponibiliza, o sistema Push, que avisa aos interessados sobre a tramitação de processos. Os usuários cadastrados podem se informar sobre quando as matérias estarão em pauta e poderão acompanhar a transmissão, ao vivo, da sessão em que ela será deliberada.

Acessível pelo Portal do TCEMG e pelo YouTube, a TV TCE também guardará a gravação das últimas sessões para comodidade dos usuários. A programação, ao vivo, se dará, normalmente, nos horários típicos das sessões: às quartas-feiras, às 14 horas, reunião do Tribunal Pleno; às terças-feiras, às 14h30min, reunião da Primeira Câmara; e, às quintas-feiras, às 10h, reunião da Segunda Câmara. As transmissões integram o programa de investimento nas ações de controle e transparência implantadas pelo presidente Sebastião Helvecio e estão a cargo da Diretoria de Comunicação, por meio da Coordenadoria de Jornalismo e Redação.

Fonte: TCEMG