O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais realizou a 2ª edição do Projeto Inovar. Este ano o tema foi “Resultados para a Sociedade, traçado no Plano Estratégico 2015-2019”, aprovado por meio da Resolução n. 27, de 10/12/2014.
O Projeto Inovar é uma oportunidade para funcionários do Tribunal de Contas de Minas Gerais produzirem uma proposta de trabalho de caráter inovador, criativo e de alcance social, com objetivo de contribuir para a realização das metas institucionais. Os três projetos mais votados recebem medalha nos graus ouro, prata e bronze, além de ter o plano colocado em prática.
Na edição 2016, 12 projetos foram inscritos e após serem analisados por uma comissão presidida pela diretora geral Raquel Simões e integrada por um membro da Diretoria de Gestão de Pessoas; um da Ouvidoria; dois da Superintendência de Controle Externo; um da Vice-Presidência; um da Diretoria da Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo; um da Diretoria de Tecnologia da Informação e um da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, foram selecionados e submetidos à votação dos servidores e prestadores de serviço do TCEMG.
Os objetivos principais do projeto este ano foram o fomento ao controle social e à participação da sociedade nas ações de controle externo; contribuição para a transparência e a aprimoramento da gestão pública; alcance da eficácia e da efetividade nas ações de controle externo; e a contribuição para a prevenção e o combate a corrupção, buscando resultados para a sociedade. Os três vencedores apostaram na invenção de aplicativos (apps) para smarthphones e tablets, como ferramentas de auxílio nas várias atividades que o TCE desenvolve.
O vencedor do concurso foi o aplicativo “Fiscaliza junto com o TCEMG”, da colaboradora Vanessa Gomes da Fonseca, que tem como objetivo:
• Fomento ao controle social e à participação da sociedade nas ações de controle externo;
• Contribuição para a transparência e o aprimoramento da gestão pública;
• Alcance da eficácia e da efetividade nas ações de controle externo;
• Contribuição para a prevenção e o combate à corrupção.
O aplicativo “Fiscaliza Junto com TCEMG” permitirá que o cidadão, através do smartphone ou tablets, envie em anexo suas denúncias por meio de fotos, documentos e até localização da ocorrência, através da câmera e do GPS do próprio dispositivo. Assim a denúncia será enviada diretamente para a Ouvidoria do TCEMG e o cidadão poderá acompanhar o andamento da reclamação.
Fonte: TCEMG