Bywalkson.carvalho

Presidente do TCEMG apresenta Programa Na Ponta do Lápis para nova secretária de Educação do Estado

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Couto Terrão e a assessora da Presidência, Naila Garcia Mourthé, se reuniram hoje (15/1/2019) com a nova secretária de Educação do Estado, Júlia Sant´Anna, para apresentar o Programa Na Ponta do Lápis. A reunião ocorreu na Cidade Administrativa. A nova secretária de Educação elogiou a iniciativa do Tribunal de Contas em criar o Programa e mostrou “total interesse” em adotar o Na Ponta do Lápis em Minas Gerais, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e aprimorar a gestão dos diretores de escolas. “A minha experiência profissional diz que essa ferramenta vai ser fundamental para a minha gestão como secretária”, afirmou. Ela também quis conhecer o banco de dados do Na Ponta do Lápis e frisou que “nada disso faz sentido se as escolas não aderirem ao programa”. Ela acrescentou que espera poder contar com o auxílio do Tribunal de Contas neste sentido: “vamos começar a estreitar as relações pelos nossos resultados”.

Cláudio Terrão frisou o potencial do aplicativo Na Ponta do Lápis e disse que o governador eleito já havia manifestado o interesse de usar o programa. “Fiquei muito contente pois, ao encontrar com o Zema em duas ocasiões, ele contou estar bastante satisfeito com o que viu sobre o Na Ponta do Lápis e sinalizou a possibilidade de torná-lo um aplicativo oficial do governo mineiro”, comemorou o presidente. Terrão priorizou a fiscalização dos recursos aplicados na área da educação em sua gestão, no biênio 2017/2018. Ele traçou um panorama de tudo que foi feito em relação à educação na sua gestão e explicou à secretária como ele se posicionou em variadas situações, “assumindo a causa da educação”.

Ele também lembrou da importância de os diretores escolares terem uma plataforma eficiente para gerir. “Não há uma ferramenta de gestão simples para os diretores. Como um gestor vai administrar, por exemplo, uma caixa escolar? ”, disse Terrão. Júlia Sant’Anna afirmou que a Secretaria de Educação vai melhorar isso.

Os números do Programa Na Ponta do Lápis

A assessora da Presidência Naila Mourthé, responsável pelo “Na Ponta do Lápis”, explicou que, atualmente, existem 3516 diretores da rede estadual cadastrados no Sistema de Gestão de Identidade (SGI) do TCEMG. A partir desse cadastro é que os diretores têm acesso à área do gestor do portal do programa, validando e apresentando soluções para os relatos enviados pela comunidade escolar através do aplicativo. Um número que foi destacado por Naila é que existem 563 relatos em validação na rede estadual. Apenas dois relatos estão em andamento na rede estadual de ensino. Naila chamou a atenção para a importância da validação dos relatos pelos gestores para que soluções possam ser dadas.

Fonte: TCEMG

walkson.carvalho editor