Ouvidoria ultrapassa, em julho, o TOTAL de demandas recebidas em 2014

A Ouvidoria do TCEMG registrou um aumento significativo de demandas recebidas em relação ao ano de 2014. Esse aumento expressivo se deve, em grande parte, à participação da Ouvidoria em eventos, tais como: Encontro Técnico do TCEMG – O TCE e a sociedade; III Conferência do Controle Externo; Seminário Regional de Ouvidorias Públicas; seminários realizados por órgãos municipais, estaduais e federais, além de participação em ouvidorias móveis com a Rede Ouvir. Vale ressaltar também o papel exercido pela população que começa a se conscientizar da importância de sua participação na melhoria da utilização dos recursos públicos.

O canal de acesso mais utilizado pelos demandantes continua sendo a internet (Sistema SIGAOUV) com 49%.  Em seguida temos e-mail (20%), carta (14%), telefone (13%) e atendimento presencial (4%).

Quanto ao teor das manifestações recebidas na Ouvidoria do TCEMG, 57% dizem respeito a solicitações, 32% a reclamações, 5% a assuntos não pertinentes e 3% referem-se a elogios e sugestões.

Em 82% dos casos, a Ouvidoria respondeu às manifestações recebidas no período de 0 a 5 dias, ou seja, em prazo bem inferior ao estabelecido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que é de 20 dias, prorrogável por mais 10dias.