Ouvidoria TCEMG participa do 2º Seminário da Ouvidoria geral de BH

A Ouvidoria do TCE esteve presente no II Seminário da Ouvidoria Municipal de Belo Horizonte realizado nos dias 1 e 2 de fevereiro, no Teatro Francisco Nunes, pela Prefeitura de Belo Horizonte. “10 anos de Ouvidoria: transparência, ética e cidadania” foi o tema do evento que discutiu, entre outros assuntos, controle social e as Ouvidorias Públicas.

O Conselheiro Ouvidor do TCEMG, José Alves Viana, foi mediador no painel “Relatos de Casos de Sucesso” que contou com as palestras de Rita de Cássia da Mota Franco, Ouvidora-Geral do Município de Betim; Tiago Fantini, Secretário-Executivo da Ouvidoria da Câmara Municipal de Belo Horizonte e Aline Mendes Cerqueira, Gerente de Coordenação da Ouvidoria- Geral do Município de Belo Horizonte. Na oportunidade, Dr. Viana destacou que 2015 foi o ano em que a Ouvidoria do Tribunal de Contas mais recebeu manifestações desde a sua criação, em 2010 e que, 2016 dava mostras de que novamente a Ouvidoria do TCEMG ia bater novo recorde já que, apenas no mês de janeiro, o número de demandas recebidas já havia ultrapassado a dos meses de janeiro e fevereiro de 2015.

Estiveram também presentes ao evento, a Coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Picinin, e Walkson Carvalho, membro de sua equipe.

Ao final do painel mediado por Gustavo Costa Nassif, que abordou a troca de experiências entre as Ouvidorias dos Municípios de São Paulo e Belo Horizonte e do Tribunal Regional Eleitoral, a Coordenadora da Ouvidoria foi sorteada e ganhou o livro “Ouvidoria Brasileira: O cidadão e as instituições”, edição comemorativa de 20 anos da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO).