BySamuel Oliveira

Ouvidoria participa do Encontro Técnico em Governador Valadares

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) participou,  no dia 30 de junho, da quarta etapa do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015, em Governador Valadares, com o tema Tribunal de Contas e a Sociedade.
 
A Diretora da Escola de Contas e Capacitação do TCEMG, Natália Araújo Ribeiro, proferiu palestra de abertura reconhecendo que “governar num momento de crise, como o vivido pelo Brasil, exige ainda mais do gestor”.  Segundo ela, o nome  dado a essa série de eventos foi adequado, visto que” o Tribunal vem aos municípios não apenas para orientar, mas para encontrar a realidade das Minas Gerais”.

À tarde, o servidor Gastão Brandão, analista de controle externo, fez a palestra sobre a Ouvidoria e o Controle Social e enfatizou a importância da participação da sociedade no combate à corrupção, no fortalecimento da cidadania e na governança participativa. Destacou  também a Lei de Acesso à informação (LAI), marco essencial que garante ao cidadão ter o direito de saber sobre as contas públicas e aplicação dos recursos financeiros. Ressaltou  ainda a relevância comunicação, da transparência  como elementos da gestão efetiva. Apresentou aspectos práticos da Ouvidoria do TCEMG, tais como o funcionamento, os relatórios estatísticos, fluxogramas, portal, canais de acesso.

Após a apresentação, Gastão Brandão sorteou Kits da Ouvidoria, contendo a Cartilha Transparência Legal, caneta, folder, bloco, marcador de texto.

Compareceram ao evento  250 agentes públicos e colaboradores do terceiro setor, vindos das cidades dos vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

Samuel Oliveira administrator