BySamuel Oliveira

Ouvidoria participa do 2º Encontro Técnico do Tribunal de Contas

Dando sequência ao “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015”, foi realizada a etapa de Itajubá. Um público de mais de 300 pessoas lotou o Anfiteatro Dr. Albert Sabin, da Faculdade de Medicina.

Na abertura, o Presidente do TCE exaltou o papel orientador deste segundo Encontro Técnico e de sua importância como fonte de informações para o cumprimento das normas legais que devem ser seguidas pelos gestores públicos.

O TCE também foi representado na mesa de autoridades pelo Conselheiro Ouvidor José Alves Viana que destacou a questão dos gastos municipais com a judicialização da área da saúde.

Representando a Ouvidoria, o servidor Gastão Pinheiro Brandão abordou aspectos como a governança democrática; o controle social como um dos mecanismos mais importantes na prevenção da corrupção e fortalecimento da cidadania; a Lei de Acesso à Informação; a atuação proativa dos órgãos de controle; além dos aspectos práticos da Ouvidoria do TCEMG.

Mais 4 (quatro) encontros serão realizados nos municípios de Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia e Nova Serrana e abordarão temas como, combate à corrupção, boa gestão pública, transparência e controle interno.

Samuel Oliveira administrator