Ouvidoria participa de Seminário de Controle Interno em Contagem

A prefeitura de Contagem promoveu o Seminário Municipal do Sistema de Controle Interno nos dias 6 a 10/7/15 mas nos dias 7 e 10/7 os temas propostos foram respectivamente  Experiências de Ouvidorias e Controle social/Construção da ética e da cidadania.

A servidora da Ouvidoria  do TCE-MG, Júnia Lacerda,  esteve presente no dia 7/7/2015,   assistindo a palestras dos Ouvidores  do TER-MG,  Juiz Federal Maurício Pinto Ferreira  e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Dr. Saulo Luiz Amaral.

O Ouvidor do TRE-MG, Maurício Ferreira, mencionou a importância das trocas de experiências entre as ouvidorias. Apresentou um filme sobre a criação da Ouvidoria do TRE-MG. Discorreu sobre o papel do Ouvidor e seu poder de influenciar a tomada de decisão do órgão ou de propor sugestões junto aos setores do TER; auxiliar no controle da Administração, propor soluções de eventuais demandas.

Disse ainda que o perfil do ouvidor deve ser de flexibilidade – trânsito com a alta administração e com os setores do órgão, capacidade de interlocução  com a instituição e a sociedade; iniciativa – ser comunicativo e acessível; “abraçar a causa” – propondo mudanças de procedimento a partir de sugestões: vedação de propaganda realizada por meio  telefônico, vale refeição para os mesários fazendo parceria com o Correio, acessibilidade – rampa de acesso para o eleitor votar ou utilizar dos serviços prestados pelos cartórios eleitorais, bem como servidores portadores de necessidades especiais.

Já o Ouvidor da Prefeitura de BH, Dr. Saulo Ramos enalteceu o trabalho dos interlocutores entre as secretarias municipais com encontros periódicos. Disse também que, em alguns órgãos, a Ouvidoria consta no organograma, mas não é efetiva, pois não tem espaço para atuar.

Citou como valores da Ouvidoria: transparência na gestão pública; estreitamento com a sociedade; credibilidade da gestão pública; contribuição para tomada de decisões dos gestores públicos; promover a transformação das demandas do cidadão em ações que estimulem o aperfeiçoamento do Estado e das políticas públicas. A Ouvidoria recebe 150 manifestações diárias.