BySamuel Oliveira

Ouvidoria participa da III Conferência do Controle Externo

Com o tema “Montando sua Ouvidoria: Passo a passo”, a Ouvidoria do Tribunal participou de oficinas na III Conferência do Controle Externo, realizada no Expominas, no período de 06 a 08 de maio de 2015. Ministraram palestra a Coordenadora da Ouvidoria, Claúdia Picinin, os servidores Júnia Lacerda e José Francisco, além de Walkson Carvalho.

Cláudia Picinin fez uma explanação sobre a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas – REDE OUVIR e, ao final, convidou todos os presentes para o I Seminário Regional de Ouvidorias de Minas Gerais, promovido pelo CGU em parceria com a OGEMG e o TCEMG, que acontecerá em agosto de 2015, na sede do TCEMG.
 
Júnia Lacerda apresentou os passos para se instalar uma ouvidoria, abordando aspectos como estudo da realidade local, elaboração de projetos, estrutura física, normatização, formação de equipe, elaboração de fluxos de trabalho, divulgação e elaboração de diagnóstico.

José Francisco forneceu exemplos práticos de demandas internas e de demandas que são encaminhadas pelos jurisdicionados, demonstrando a efetividade do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria.

Walkson Carvalho explicou a funcionalidade do portal da Ouvidoria e teceu breves considerações sobre o Sistema de Gerenciamento de Atendimentos, Sigaouv.
 
Além das oficinas, a Ouvidoria dispôs de um stand para atender aos interessados, fornecendo-lhes, inclusive, atendimento personalizado para dirimir dúvidas e abordar questões atinentes à Ouvidoria. Durante o período de realização do evento, mais de 30 demandas sobre diversos temas foram registradas no espaço da Ouvidoria.

 A Coordenadora da Ouvidoria parabenizou toda a sua equipe pela participação exitosa no evento, além de destacar a importância do trabalho das Ouvidorias, em especial, o de estimular e aprimorar a participação democrática, destacando o cidadão no seu papel de realizar o controle social e monitorar as políticas públicas.

Samuel Oliveira administrator