BySamuel Oliveira

Ouvidoria do TCEMG participa do XI Encontro Nacional de Controle Interno

Foi realizado, nos dias 09 e 10 de setembro, em Belo horizonte, o XI Encontro Nacional de Controle Interno, que reuniu mais de 650 participantes e especialistas para discutir o combate à corrupção, o aumento da transparência governamental e o fortalecimento da democracia.

À frente da organização, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) capitaneou os debates e, na ocasião, aproveitou a oportunidade para promover algumas ações institucionais, como o lançamento oficial do Guia de Boas Práticas de Controle Interno, publicação que compartilha experiências e iniciativas exitosas de órgãos de controle interno de estados, capitais e da União.

O portfólio, distribuído gratuitamente a todos os participantes do Encontro e disponibilizado no site da instituição (www.conaci.org.br), traz a compilação de 46 ações que se diferenciam pela inovação, representatividade e resultados obtidos e que podem ser aproveitadas por qualquer instituição interessada.

O primeiro dia de evento contou com três grandes painéis – Desafios do Controle Interno, Ouvidoria e Acesso à Informação e a Nova Lei do Terceiro Setor – e uma conferência de abertura, ministrada pelo ministro da Controladoria Geral da União, Valdir Simão.

O segundo dia teve início com a conferência de Águeda Souto, procuradora da República no Estado de Minas Gerais, que abordou o tema “Enfrentamento da Corrupção como Defesa do Estado Democrático de Direito”, apresentando a Campanha 10 Medidas contra a Corrupção, promovida pelo Ministério Público Federal.

Em seguida, três painéis foram realizados: Prevenção de irregularidades, com apresentações de casos concretos; a Lei Anticorrupção; e Parcerias Interinstitucionais, com a participação de especialistas no tema, dentre professores, presidentes de entidades, procuradores, promotores de Justiça, delegados da Polícia Federal e representantes de órgãos governamentais, bem com a do ex-ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, que apontou os desafios da implementação da Lei Anticorrupção.

FONTE: CONACI
11/09/2015

Samuel Oliveira administrator