BySamuel Oliveira

Ouvidoria do TCEMG participa do I Seminário de Ouvidorias da Maranhão

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, na pessoa da Coordenadora Cláudia Picinin, participou do I Seminário de Ouvidoria do Maranhão, que ocorreu do dia 27 de maio, no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

O evento reuniu ouvidores de diversos órgãos das administrações públicas federal, estadual e municipal para debater os aspectos mais importantes relacionados à atuação das ouvidorias.

 Um dos palestrantes do seminário foi o Ouvidor-Geral da União, Luís Henrique Fanan, que proferiu a palestra “Sistema Federal de Ouvidorias”. Fanan destacou a relevância das ouvidorias como instituições que contribuem para o fortalecimento dos princípios republicanos por meio da construção de uma relação ágil, transparente e intensa com os cidadãos, oportunizando a concretização de mudanças capazes de tornar as instituições públicas cada vez mais eficientes.

Com o tema “A Ouvidoria do TCE a serviço do cidadão”, o auditor estadual de controle externo do TCE/MA, Emílio Bandeira Lima, abordou aspectos relacionados à criação, estrutura, atribuições específicas, forma de funcionamento, acessibilidade e canais de comunicação com a sociedade. Durante o Seminário, foi inaugurada a sala da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.
Em continuidade ao I Seminário de Ouvidorias do Maranhão, os participantes acompanharam as palestras “Redes de atendimento: integração de ouvidorias e adoção de padrões de desempenho”, ministrada pelo ouvidor-geral de Minas Gerais, Fábio Caldeira e “Canais de atendimento ao cidadão: manifestações de ouvidoria e pedidos de informação”, com o ouvidor da Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão, Fernando Resende.

Durante sua permanência na capital maranhense, a Coordenadora do Ouvidoria teve encontros técnicos com o Conselheiro Ouvidor do TCE-MA; com o Secretário de Estado de Transparência e Controle do Maranhão; e com o Ouvidor Geral da União.

Samuel Oliveira administrator