BySamuel Oliveira

Ouvidoria do TCEMG participa de reunião na OGE

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouvidoria do TCEMG participa na OGE de reunião sobre criação de ouvidorias municipais

 

O TCE participou de uma reunião na Cidade Administrativa em que estavam presentes o Ouvidor Geral do Estado (OGE), Fábio Caldeira, o Chefe de Gabinete do Conselheiro Mauri Torres, Carlos Pavan, representando a Ouvidoria desta Corte, José Francisco de Quadros Moreira, como representante do Gabinete da Presidência do TCEMG, Cristina Montenegro, assim como servidores da Diretoria de Informática do TCEMG, Breno Mayder e Manoel Messias, além de demais servidores de apoio técnico ao sistema de informatização de ouvidorias (Soma) da OGE.

O objetivo do encontro foi o debate sobre o Protocolo de Intenções que será celebrado entre o TCEMG, TJMG, MPEMG, Assembleia Legislativa, Ouvidoria Geral do Estado e Associação Mineira de Municípios, visando fomentar a criação de ouvidorias públicas nos municípios e a criação de uma Rede Mineira de Ouvidorias Públicas.

Nessa reunião, os servidores da Informática do TCEMG apresentaram o sistema SigaOuv que será implantado no Tribunal de Contas  em agosto de 2013.

Houve uma comparação entre o sistema SigaOuv e o sistema Soma e chegou-se à conclusão que o  SigaOuv era mais amplo e com maiores detalhes que o Soma. 

Levantou-se também a ideia da criação de um modelo de linguagem para facilitar a interação de compartilhamento de dados para o acompanhamento das demandas entre os partícipes do Protocolo de Intenções, com o gerenciamento rotativo entre os órgãos que celebrarão esse documento.

Por fim, o Ouvidor Geral do Estado propôs que, para os municípios com mais de 50 mil habitantes, fosse utilizado o Sistema SigaOuv do TCE e, para os municípios com população inferior a 50 mil habitantes, o sistema Soma da OGE é que seria mais adequado haja vista a capacidade e o suporte técnico de informática e a estrutura física do município para o recebimento das demandas nas Ouvidorias.

Decidiu-se que essa proposta será apresentada à Conselheira Presidente para apreciação em uma breve reunião com o Ouvidor Geral do Estado e o Conselheiro Ouvidor do TCEMG.

 

 

Samuel Oliveira administrator