Ouvidoria do TCEMG coordena o estande sobre controle social e acesso à informação em Vitória.
Durante o Congresso dos Tribunais de Contas, o TCEMG particpa da I Feira Nacional do Sistema Controle Externo divulgando seus produtos nos dias 3 a 6 de dezembro em Vitória. Dos seis estandes temáticos, participa com a exposição de programas e tecnologia inovadores em cinco.
O estande temático controle social e acesso à informação é coordenado pela Ouvidoria do TCE de Minas, a qual apresenta a Cartilha para o cidadão – Transparência legal, o sistema Sigaouv e a Rede Ouvir-MG, iniciativa pioneira no Brasil em desenvolver uma rede integrada de ouvidorias envolvendo entidades de todos os Poderes com o objetivo de implantar ouvidorias municipais mineiras
A Feira, organizada e idealizada pelo Colégio de Corregedores e Ouvidores de Tribunais de Contas (CCOR), foi aberta às 18h, como o Congresso.
Para o presidente do CCOR, o corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) Cláudio Terrão, a divisão dos estandes por temática contribui para a governança corporativa. Já Carla Tângari, secretária do CCOR e coordenadora da feira, acredita que a integração e o conhecimento dos projetos dos outros contribui para a consolidação do Sistema de Controle Externo. Para ambos, o próximo passo é abrir a feira para a sociedade civil em um próximo congresso.
A feira dividiu-se em seis eixos temáticos abrangendo as seguintes áreas: Educação, Planejamento e Gestão, Controle Social e Acesso à Informação, Meio Ambiente, Obras e Engenharia e Imagem e Comunicação Institucional.
O TCEMG apresentou os seguintes produtos: o Diário Oficial de Contas (D.O.C.), a Central de Relacionamento com o TCE (CRTCE), o Ponto de Expressão – programa de debates sobre temas atuais do Direito Público – o Projeto Conhecer, os Encontros Técnicos com os municípios e a Conferência de Controle Externo, que em sua primeira edição este ano reuniu 3.200 participantes, o Programa Quali que promove melhorias e inovação nos processos de trabalho do TCEMG e o Sistema de Acompanhamento de parcerias Público-Privadas- SIAP.
além do Geo-Obras, sistema da corte mineira para acompanhar em tempo real, via satélite, o andamento das obras públicas.