BySamuel Oliveira

Ouvidoria disponibiliza Relatório de atividades de 2016

O então Conselheiro Ouvidor José Alves Viana disponibiliza a todos os interessados o Relatório descritivo e analítico relativo às atividades da Ouvidoria do TCEMG ao longo do ano de 2016.

Constam nesse relatório os seguintes tópicos: O Ouvidor, A Ouvidoria do TCE, Relatórios Estatísticos, Efetividades da Ouvidoria Biênio 2015/2017, Eventos e visitas técnicas biênio 2015/2017, Plano de Trabalho 2017/2019, Proposições ao TCEMG, Palavra da coordenadora e Considerações Finais.

No decorrer de quase seis anos de existência, a Ouvidoria desenvolveu várias ações e participou de vários eventos que possibilitaram uma maior divulgação de seu papel e  que resultou em um aumento significativo do número de demandas recebidas. Em relação ao ano de 2015, as demandas da Ouvidoria tiveram um acréscimo de 258%.

As sugestões, críticas, reclamações, elogios ou pedidos de esclarecimentos encaminhados a Ouvidoria do TCEMG, seja pelo público interno ou externo,  constituem valioso insumo para avaliações gerenciais e  tornam-se  poderosa ferramenta de gestão para melhoria não só da nossa unidade como dos serviços prestados pelo Tribunal de Contas.

Relatório estatístico
Embora o público externo tenha acionado mais a Ouvidoria representando 55% das  demandas,  houve uma elevação significativa da participação dos servidores deste Tribunal representando 45% das demandas internas.
 
O canal de acesso mais utilizado foi o e-mail(  47%) seguido do portal (36%). O assunto externo mais abordado relativo ao Procedimento do TCEMG (69%) foi sistemas informatizados (52%) e em relação ao Atos de gestão (28%) temos o procedimento licitatório (41%), seguido do item Concurso Público (15%).
 
Já entre os assuntos internos o que mais se destacou foi a Normatização da Jornada de Trabalho (66%) seguido de Solicitação de pagamento da data-base (17%).

Cerca de  87%  das demandas foram respondidas no prazo de até 5 dias úteis e 99,89% das manifestações foram finalizadas dentro do próprio exercício.

Efetividades
Como exemplos de efetividade, dividimos as demandas em internas e externas, sendo oportuno destacar as seguintes:

Internas
Utilização da cantina pelo público externo; obrigatoriedade de emissão do cupom fiscal pela cantina; disponibilização de formulários no Portal para os servidores inativos; contribuição para sustentabilidade, interação dos serviços integrados de saúde, interdição de banheiros, horário de atendimento dos caixas eletrônicos, utilização do espaço Inimá de Paula.

Externas
Suspensão do certame licitatório para aquisição de mobiliário escolar apresentado pelo Pregão Eletrônico nº 01/2015, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; publicações no DOC sem disponibilização de CPF dos interessados e jurisdicionados; inclusão de municípios no Plano Anual de Auditorias em decorrência de denúncias recebidas na Ouvidoria; Possibilidade de realização de auditoria operacional no sistema de transporte Move, calendário do Sicom, Epamig, inserção de município em Plano de fiscalização (obras de pavimentação).

Para acessar o relatório de 2016, clique no link a seguir: RELATÓRIO ANALÍTICO 2016

Samuel Oliveira administrator