Ministério da Transparência cria Painel Municípios e estimula o controle social

No intuito de apoiar a gestão municipal e estimular o exercício do controle social, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu o Painel Municípios, ferramenta que permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de fiscalização, transparência pública, ouvidoria e punições em cada um dos 5.561 municípios do país.

O site já recebeu mais de 410 mil acessos desde o lançamento oficial na última quinta-feira, 2/2/2017, quando foi disponibilizado.

Conhecendo o Painel Municípios
O Painel foi desenvolvido de forma a permitir uma navegação interativa, dinâmica e intuitiva. O site consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência nos últimos cinco anos. Para conhecer, basta acessar http://paineis.cgu.gov.br/index.htm e digitar o nome do município que deseja pesquisar.

•    A primeira tela traz a Visão Geral do município escolhido. Nela, é possível ver a quantidade de habitantes; total de manifestações registradas na Ouvidoria-Geral da União; se a Lei de Acesso à Informação foi ou não regulamentada; além do número de relatórios de fiscalizações e o total de recursos federais já transferidos.

•    Na aba Transparência estão disponíveis dados sobre convênios firmados pelo município com a União; avaliação de transparência; programas sociais (como Bolsa Família, Seguro Defeso e Erradicação do Trabalho Infantil); cartão da defesa civil; e o volume de transferências feitas pelo Governo Federal para o município.

•    Na aba Fiscalização encontram-se os relatórios de auditorias e fiscalizações realizadas pelo Ministério na prefeitura; bem como informações sobre as operações especiais relevantes deflagradas no município.

•    Na aba Ouvidoria é possível ter acesso a quantidade de denúncias, reclamações, elogios, solicitações e sugestões oriundas do município; além de gráficos sobre o tipo de assunto que originou as manifestações registradas.

•    Na aba Punições estão as empresas do município declaradas inidôneas e suspensas de participar de licitações; as entidades impedidas de contratar com a Administração Pública; bem como estatísticas sobre o motivo das penalidades.

•    Já no botão lateral Compare, é possível escolher dois municípios para comparar o desempenho de cada ente federativo.

“Denúncias, dúvidas ou problemas técnicos devem ser encaminhados para: sistema.ouvidorias.gov. “

Fonte CGU