BySamuel Oliveira

Mauri José Torres Duarte

Dia 27 de fevereiro, em reunião da Sessão Plenária, foi indicado o novo Conselheiro Ouvidor,  Dr. Mauri José Torres Duarte, para o biênio 2013-2014, em substituição ao Conselheiro Cláudio Terrão, alçado ao posto de Corregedor do TCEMG por eleição de seus pares.

Mauri Torres nasceu em Guararema, São Paulo, mas foi em João Monlevade onde iniciou suas atividades profissionais, tendo atuado também como empresário em vários segmentos econômicos.

Em 1990, elegeu-se Deputado Estadual, conquistando o seu primeiro mandato, mas exerceu seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Foi líder de bancada e priorizou, entre outras ações, a reforma do modelo educacional do Estado, que nos anos 90 recebeu reconhecimento nacional como um dos mais eficientes do País.

Foi também uma liderança fundamental no processo de articulação da Lei “Robin Hood”, que implantou, pela primeira vez no contexto dos Estados brasileiros, um sistema inovador de redistribuição dos repasses de recursos públicos aos municípios, tendo como base a reciprocidade de investimentos das prefeituras em áreas consideradas essenciais ao cidadão.

Em 2003, foi eleito presidente da Assembleia, com uma gestão em defesa da transparência, austeridade, participação popular e interiorização das atividades do Legislativo. Instalou a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a Ouvidoria, o Siafi-Assembleia e o Pregão Eletrônico.

Em 14 de julho de 2011, foi nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, cuja posse se deu em 31 de agosto.

Samuel Oliveira administrator