BySamuel Oliveira

Lançado o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil de 2013

O Atlas de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso de todos os municípios brasileiros, útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade em geral, com o objetivo de facilitar o acesso às informações, a interpretação e compreensão do desenvolvimento humano.

Ao acessar o sítio <http://atlasbrasil.org.br/2013/home/> é possível verificar mais de 180 indicadores socioeconômicos, tais como população, educação, saúde, trabalho, habitação, entre outros, sendo que tais informações são extraídas dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

O Atlas Brasil 2013 traz uma inovação importante em relação aos outros dois Atlas lançados anteriores, de 1998 e 2003, que é a disponibilização de todos os dados, gráficos e tabelas na internet, uma vez que a plataforma online é pública, amigável e totalmente gratuita.

Essa ferramenta mostra, por exemplo, que o Brasil deu um salto qualitativo (45,7%) no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país, entre 1991 e 2010, o que reflete um avanço em termos de melhoria nos municípios brasileiros menos desenvolvidos em relação a três dimensões aspectos: longevidade, educação e renda.

Samuel Oliveira administrator