Ethos enfatiza defesa da inclusão social

O evento Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: Empresas, Mobilidade Urbana e Direitos Humanos teve como tema principal os Direitos Humanos por ser comemorado, no dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Participaram do debate integrantes dos setores público  e  privado e sociedade civil.

Abordaram-se duas iniciativas do Instituto Ehos: o Guia Temático: Indicadores Ethos-CEERT para Promoção da Equidade Racial e a Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil.

Na abertura institucional, Martin Dowle, Country Director do Conselho Britânico; Jorge Abrahão, Diretor Presidente do Instituto Ethos e Renata Ramalhosa, Cônsul Geral Adjunta e Diretora de Comércio e Investimento do Consulado Britânico comentaram sobre a evolução e os desafios para a garantia dos Direitos Humanos no mundo.

Renata lembrou do papel do Reino Unido em defesa dos Direitos Humanos e partilhou as iniciativas do Consulado Britânico para promover a diversidade no ambiente de trabalho, levando em consideração os quesitos de raça e gênero. Martin Dowle, destacou que “a inclusão da diversidade nas empresas é benéfica para as companhias, pois cria um ambiente mais humanizado e inovador”.

1ª mesa – Empresas e Direitos Humanos: Desafios e Novas Perspectivas de Atuação

Segundo Flávia Piovesan, Secretária Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, o Brasil assinou tratados alusivos a defesa dos direitos das mulheres, da equidade de raça e do combate ao trabalho infantil e abordou os desafios da gestão de uma secretaria envolvida com o tema. Direitos Humanos não são políticas de governo, são políticas de Estado”, disse a secretária.

Já Kátia Maia, diretora da Oxfam, explanou sobre como a desigualdade social afeta a lucratividade das empresas e abordou a importância da organização no combate à desigualdade e em  parceria com empresas, além de frisar a importância das empresas na  defesa dos direitos humanos juntamente à comunidade, parceiros e funcionários.

E Jorge Abrahão, Diretor Presidente do Instituto Ethos, destacou as ações desse instituto em promover a diversidade nas empresas. “O Ethos trabalha com esta temática há tempos e já avançamos muito, mas ainda é preciso ir além. O perfil social que lançamos em 2016 deixa isso claro. Não podemos esperar mais 80 anos para que a equidade de gênero seja alcançada nas empresas, é necessário fazer mais”, complementou Abrahão.

2ª mesa: A Contribuição das Empresas para a Equidade de Gênero e Raça

À tarde, houve o lançamento do Guia Temático: Indicadores Ethos-CEERT para Promoção da Equidade Racial, Cida Bento, diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), mencionou a importância de um indicador para que as empresas vejam seu papel na inclusão social e no combate à desigualdade. “Em cada 10 brasileiros, 3 são negros e você olha para o andar de uma empresa e só observa pessoas brancas. Os RHs, as áreas de sustentabilidade têm que olhar para esta temática. Os indicadores são a ferramenta para este olhar”, adicionou Cida. O aumento do número de jovens negros nas universidades também foi lembrado, indicando que o entrave do “encontrar trabalhadores negros qualificados” está caindo por terra.

Já Silvia Pimentel, membro do Comitê sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher das Nações Unidas; ressaltou que “As mulheres ganham menos que os homens nas empresas, muitas vezes desempenhando o mesmo papel, é preciso se atentar a estas questões para não reproduzirmos as desigualdades sociais dentro das empresas”.

Para Marcia Massotti, responsável de Sustentabilidade Brasil da Enel, “A Enel é uma empresa que se preocupa com estas questões, temos diversos projetos para a inclusão da diversidade, de mulheres e PCDs. Já colhemos frutos deste trabalho e vamos avançar ainda mais comentou.

Já Ana Lúcia Custódio, coordenadora de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos considera que “O Guia Temático Ethos-CEERT vai ser um impulsionador de práticas e melhorias das atividades nas empresas. Também vai influenciar mudanças em outras empresas e expandir estas práticas” e  mencionou Fórum Empresarial Nacional de Equidade de Gênero e Raça, que deve ser lançado em 2017 e tem como objetivo aprofundar o debate nestas temáticas.

3ª mesa: Lançamento da Rede de Empresas pela Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil

Para os participantes dessa última mesa  houve “avanços que o Brasil teve no combate ao trabalho infantil e que um dos desafios no cenário atual é oferecer oportunidades seguras de trabalho aos jovens trabalhadores, que podem ser feitas, principalmente, pela Lei da Aprendizagem”.

Os participantes das empresas Coca-Cola, Pedro Massa, e da Itaipu Binacional, Heloísa Colovan, demonstraram suas ações para promoção do acesso ao trabalho e combate ao trabalho infantil na sua cadeia de valor. Além disso, Pedro Massa, da Coca-Cola Brasil, destacou  o projeto desenvolvido para inclusão de jovens negros na empresa.

Por último, houve um convite aos representantes das empresas signatárias para  compartilhar o motivo de adesão a essa iniciativa do Ethos. Para Caio Magri, diretor executivo do Ethos, Esta parceria entre o Ethos, Ministério do Trabalho e Emprego e OIT é uma grande responsabilidade. Oferecer oportunidades dignas de trabalho aos meninos e meninas que desejam trabalhar sem que isso prejudique sua aprendizagem é o nosso objetivo.

Fonte: Instituto Ethos