BySamuel Oliveira

ETHOS, CCOR E TCE-RJ debatem sobre Transparência Pública

 

Representantes do Instituto Ethos, do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil (CCOR) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) se reuniram no dia 13 de junho, no Rio de Janeiro, para discutirem parcerias e compartilhamento de boas práticas entre o Instituto Ethos e os tribunais de contas do Brasil.

Nessa reunião de trabalho estiveram presentes, pelo Instituto Ethos, as Sras. Angélica Rocha e Ana Luiza Clementina Silva, assim como as Sras. Vera Rangel e Rosa Maria Chaise, ambas servidoras do TCE-RJ.
 
Após discussões a respeito do assunto, o grupo chegou à conclusão de que a efetivação dessa parceria poderá se dar, inicialmente, por meio de palestras, seminários, cursos, oficinas, para que se possa conhecer o que a sociedade civil vem promovendo em relação à transparência e que as empresas tomem conhecimento do que o sistema de contas têm realizado no que concerne ao controle externo da gestão pública.
 
Na ocasião, a Secretária do CCOR e também Coordenadora da Secretaria da Ouvidoria do TCEMG, Carla Tângari, explicou que o XII Encontro do CCOR, que acontecerá em 12 de agosto no Rio de Janeiro, visa promover debates e reflexões sobre possíveis parcerias entre a sociedade civil e os tribunais de contas. O evento contará com a presença de Caio Magri, Gerente Executivo de Políticas Públicas do Instituto Ethos, como um dos conferencistas com a palestra “O papel da sociedade civil no aperfeiçoamento da agenda transparência das instituições públicas”.
 
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não governamental criada com a missão de ajudar empresas em seus negócios de forma socialmente responsável, que contribui para o combate à corrupção e para a construção de uma sociedade sustentável e justa.

Atualmente, o Instituto coordena um trabalho de elaboração de indicadores de transparência dos Estados.
 
Conheça mais sobre o projeto: http://www3.ethos.org.br

 

Samuel Oliveira administrator