Bywalkson.carvalho

Coordenador da Ouvidoria do TCE profere palestra no 36º Congresso da AMM

Aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, o 36º Congresso Mineiro de Municípios, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Estádio Mineirão, que teve como tema central os Novos governos – Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios. O coordenador da Secretaria da Ouvidoria do TCEMG, Gustavo Terra Elias, foi um dos representantes do TCEMG, que discorreu sobre o Programa de Compliance e medidas anticorrupção nos municípios, na tarde do segundo dia.
Gustavo Terra abordou a importância dos programas de Compliance que, segundo ele, só se tornam executáveis quando “um conjunto de estruturas e procedimentos se unem para criar, difundir, executar, monitorar, avaliar e controlar valores e práticas éticas e de boa governança que previnam, identifiquem ou remedeiem riscos ou atos de corrupção”.

De acordo com Gustavo, algumas das estratégias que os gestores municipais podem utilizar para combater a corrupção é treinamento de pessoal, estratégia de comunicação e ampliação dos canais de denúncia. Ao encerrar a palestra, enfatizou que “fazer a coisa errada é uma perda de oportunidade de fazer a coisa certa”.

walkson.carvalho editor