Conselheiro Sebastião Helvécio tomou posse como Presidente do TCE-MG

O Conselheiro Sebastião Helvécio assumiu a Presidência desta Corte no dia 10 de fevereiro, prestando compromisso e assinando o termo de posse. Também assumiram o novo Vice-Presidente, Cláudio Couto Terrão, e o novo Corregedor, Mauri Torres, também fizeram o mesmo procedimento. Inclusive ambos foram ouvidores do TCE no biênio 2011/12 e 2013/14 respectivamente.

Compareceram à solenidade o Governador do Estado, Fernando Pimentel; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adalclever Lopes; o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Pedro Marcondes; o Senador Antonio Augusto Junho Anastasia; o General do Exército, Mário Alves de Araújo; o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes; o Procurador-Geral de Justiça, Carlos Bittencourt; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador Geraldo de Almeida; a Defensora Pública Geral, Christiane Neves; o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCEMG, Daniel Guimarães; o Presidente da Associação dos Membros dos TCs do Brasil (Atricon), Conselheiro Valdecir Pascoal; o Presidente da Abracon, Francisco Neto; e o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

O Presidente Sebastião Helvecio, de improviso, disse: “Assumo a presidência confortavelmente, porque estamos amparados por um planejamento estratégico e também porque nosso trabalho é em equipe”, justificou, adiantando que oferecerá à sociedade serviços de inteligência para apurar a ineficiência e a corrupção na Administração Pública.

Citou a frase do filósofo inglês Francis Bacon que introduziu na história a noção de que “o amanhã será melhor que o hoje”, e declarou, a partir dessa sentença,  que isso deve ser o compromisso de todos os brasileiros.

Em seu discurso, a Conselheira Adriene Andrade se despediu da presidência agradecendo a seus nobres pares e proferindo palavras sobre gratidão: “E expressar essa gratidão é viver seus ensinamentos, deixar frutificar as sementes lançadas”. Destacou  que o tribunal é reconhecido como órgão eficiente de controle devido ao trabalho em equipe dos seus membros e servidores. Ressaltou a efetividade dos trabalhos desenvolvidos pela unidade da Tecnologia da Informação e pela orientação que é prestada aos órgãos e entidades sujeitos à fiscalização.

Já o Procurador-Geral Daniel de Carvalho Guimarães ressaltou que  a gestão da Conselheira Adriene  foi marcada pela colaboração para a consolidação do Ministério Público junto ao TCEMG.

Por fim, o Conselheiro Substituto Hamilton Coelho enalteceu as qualidades inovadoras do Conselheiro  Helvecio e afirmou : “Antes de ser eleito já mostrava aptidão para a gestão do Controle Externo”  e disse que  conselheira  Adriene Andrade “Será lembrada pela elegância nobiliárquica demonstrada tanto durante as adversidades quanto nas grandes conquistas”.