Conselheiro José Viana é o novo ouvidor do TCE-MG

Na Sessão do Pleno de 10/12/ 2014, o Conselheiro José Alves Viana foi designado o novo ouvidor do TCEMG para o biênio 2015/2016. Natural do Estado de Alagoas-AL, ainda jovem transferiu-se para Curvelo- MG. Formou-se em medicina na Faculdade de Montes Claros, em 1975, atuando como médico pediatra e anestesiologista em Belo Horizonte, Nova Lima e em Curvelo.

Em 1982 foi eleito vereador à Câmara Municipal de Curvelo e em 1988, elegeu-se Prefeito da cidade de Curvelo.

Principais realizações como Prefeito:

Construção do Posto de Saúde da Passaginha; do Centro de Atendimento Integrado à Criança (CAIC); de redes de esgoto sanitário (25 km); de creches; de escolas municipais; e, da Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho.

Instalação do Pronto-Socorro Municipal e término e inauguração do Posto de Saúde da Bela Vista.

Teve participação fundamental, em parceria com Dr. Eliseu Resende, no projeto de retirada dos trilhos da RFFSA do centro da cidade de Curvelo. Presidiu a Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas (AMEV).

Principais realizações como Deputado:

Em 1998 elegeu-se Deputado Estadual de Minas Gerais, reelegendo-se em 2004/2006/2010, neste último com mais de 80.000 votos. Em 1º de Janeiro de 2011, na condição de Presidente da ALMG, presidiu a sessão solene e deu posse ao Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Antonio Augusto Junho Anastasia.

Foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Financeiro (2001); das comissões de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Informática (2005/07); e de Política Agropecuária e Agroindustrial (2003); das frentes parlamentares de Apoio à Indústria Mineral e da Silvicultura. Foi vice-presidente das comissões de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária e membro efetivo das comissões de Saúde, de Defesa do Consumidor e de Política Agropecuária e Agroindustrial. Foi relator da CPI da Mineração Morro Velho (2002) e do projeto que trata do plano de carreira dos servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público.

Utilizando o bom relacionamento que mantém com Executivo Estadual, atuou como partícipe no processo do asfaltamento da MG 421, estrada que liga Curvelo a Cordisburgo.