BySamuel Oliveira

Conselheiro José Viana, designado novo ouvidor do TCEMG para o biênio 2015/2016

Ontem, na Sessão do Pleno, foram eleitos, por unanimidade, o novo Presidente do TCEMG,  o Conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro como Vice o Conselheiro Cláudio Couto Terrão e como Corregedor o Conselheiro Mauri José Torres Duarte. Nessa sessão, foi designado o Conselheiro José Alves Viana Ouvidor da Corte de Contas.

Presidente

O novo Presidente do TCEMG foi nomeado Conselheiro pelo Governador Aécio Neves, no ano de 2009, Sebastião Helvecio é médico pediatra, bacharel em direito, especialista em Controle Externo, doutor em Saúde Coletiva e possui extensa carreira política. Foi Vice-Prefeito de Juiz de Fora, Secretário de Estado da Saúde e Deputado Estadual constituinte. Exerceu cinco legislaturas na Assembleia de Minas. No TCEMG, já foi Corregedor e, atualmente, é Vice-Presidente.

Sebastião Helvecio foi o responsável pela criação do primeiro banco público de sangue do país, o Hemominas, No TCEMG, coordenou o estudo sobre a dívida do Estado de Minas com a União com base no parecer prévio das contas do Governador/2010, fonte para a Lei n. 148, de 26/11/2014, que reduziu os juros das dívidas dos estados e municípios.

Vice-Presidente

O Vice-Presidente, Cláudio Couto Terrão, foi nomeado Conselheiro, em 2010, pelo Governador Anastasia dentre o quadro de procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado. Graduou-se em Ciência da Computação e em Direito. Exerceu os cargos de Auditor Fiscal, Procurador do INSS, Procurador Federal, Procurador do Ministério Público junto ao TCM de Goiás e ao TCE de Minas. Foi o primeiro Ouvidor do TCEMG e também Presidente do Colégio de Corregedores e Ouvidores do Brasil (CCOR), biênio 2012-2014.

Corregedor

O Corregedor Mauri Torres foi Deputado Estadual por seis legislaturas e Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais por dois mandatos consecutivos.

Ouvidor

O novo ouvidor José Alves Viana é médico, foi vereador e prefeito em Curvelo, Deputado Estadual por três legislaturas e exerceu a Presidência da ALMG e especialista em Controle Externo.

Samuel Oliveira administrator