Crianças da escola classe da 106 norte de Brasília, com o ministro Jorge Hage e Maurício de Sousa
O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, lançou, no dia 02/04, em Brasília, o projeto “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania!”. A iniciativa, que existe desde 2008, busca promover ações educativas de estímulo à ética, cidadania, responsabilidade cidadã, participação social, democracia e autoestima, por intermédio dos personagens em quadrinhos da Turma da Mônica, criados por Mauricio de Sousa.
Durante o lançamento, Hage destacou a importância do desenvolvimento de temas cidadãos, desde cedo, na escola. “Vocês, crianças, devem estar se perguntando a razão de estarem aqui. Que história é essa? Eu respondo: vocês estão aqui para melhorar a educação, a saúde, o transporte, enfim, acabar com a corrupção.”
Hage também elogiou a criação de Mauricio de Sousa e destacou sua preocupação em abordar temas de cidadania com o público infantil. Cerca de 310 mil pessoas, crianças, familiares e educadores já foram beneficiadas com esse projeto em que são distribuídos materiais pedagógicos entre livros, cartilhas, jogos, cadernos e revistas em quadrinhos.
Em seguida, o próprio Mauricio de Sousa, disse que “Eu criei a Turma da Mônica tocando sempre nesses assuntos de ética, cidadania e valores humanos. Portanto, esse projeto é para vocês crianças, que ainda estão com a cabeça fresca, nova, e ainda estão aprendendo a descobrir o que é ser mais ético, justo”, apontou.
Também compareceu ao evento o ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo ele, “a parceria com a CGU é fundamental na prevenção da corrupção. É um trabalho de combate a distorções no país e promoção de valores como ética, perseverança, autoestima”, ressaltou Paim. Presente também o coordenador da Unidade de Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), Níveo Nascimento, que destacou o estímulo do comportamento ético do projeto.
O projeto “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania!” é uma parceria da CGU com o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Instituto Mauricio de Sousa e o UNODC. Em 2014, o público alvo será estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de escolas municipais das capitais do país. A expectativa é abranger cerca de 100 mil alunos, além de familiares e educadores.