BySamuel Oliveira

CGU e o olho vivo no dinheiro público

A Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público para estimular o controle social. Assim o cidadão obtém informações, por meio da cartilha, sobre como fiscalizar e controlar recursos públicos recebidos pelo município.

 

Criou-se esse programa em 2003 por meio de parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a organização não-governamental (ONG) Avante – Qualidade, Educação e Vida. O objetivo inicial era orientar os agentes públicos, Conselhos Municipais, Líderes Locais, sobre práticas de transparência na gestão, a responsabilização e a necessidade do cumprimento dos dispositivos legais, além de incentivar o controle social.
 
Atualmente o programa Olho Vivo no Dinheiro Público prioriza a capacitação dos cidadãos para o exercício do controle social do o dinheiro público, com atividades presenciais e a distância, incluindo aulas teóricas práticas in loco nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para saber mais acesse http://www.cgu.gov.br/assuntos/controle-social/olho-vivo/acoes-1

Portanto, é o cidadão auxiliando o órgão de controle externo na prevenção e no combate à corrupção a fim de que os recursos públicos sejam geridos em prol da sociedade.

Fonte CGU

Samuel Oliveira administrator