Câmara municipal de Pouso Alegre visita Ouvidoria do TCE-MG

O Chefe de Gabinete do Conselheiro Ouvidor Mauri Torres, Dr. Carlos Pavan, e a Coordenadora da Secretaria da Ouvidoria, Rosângela Antunes, receberam a visita da Ouvidora da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Amanda Teixeira Vasconcelos, da Assessora Especial da Presidência, Rosana Borges, e da Analista de Comunicação Social, Emanuela Barretto, no dia 22/01/2015.

O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da Ouvidoria, do sistema Sigaouv, o recebimento e envio de demandas, bem como o tratamento de demandas e procedimentos administrativos adotados no Tribunal, tendo em vista que a Câmara Municipal está implantando a sua Ouvidoria.

Dr. Pavan destacou a importância da Ouvidoria como estímulo ao controle social e do seu papel relevante na Câmara Municipal.
A coordenadora Rosângela explicou o que é Ouvidoria, o seu papel, a classificação das demandas e seus fluxos.  Citou a importância não só dos relatórios estatísticos como também dos analíticos, pois estes possibilitarão sugestões do ouvidor à Instituição para melhor eficácia e efetividade nas ações de controle externo.

Falou ainda sobre a legislação específica de criação da Ouvidoria e a sua função fundamental de mediação.

Foi distribuído ainda o material de divulgação, além do Relatório Descritivo e analítico de 2013, Apostila da Ouvidoria Passo a passo, os quais auxiliarão a Câmara Municipal na implantação de sua Ouvidoria.

Por último, o servidor Walkson Carvalho, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta informatizada junto à Ouvidoria, apresentou o Sistema de Gerenciamento de Demandas e suas principais funcionalidades.