BySamuel Oliveira

Brasil perde 3 pontos em ranking mundial da corrupção.

A ONG Transparência Internacional divulgou hoje a lista dos países no ranking da percepção mundial da corrupção. Em 79.º lugar, o Brasil o Brasil caiu três posições em relação a 2015 e está entre os países que mais perderam posições nos últimos cinco anos.
Os casos de corrupção que são noticiados no país, as Operações Lava-Jato, Zelotes, Acrônimo e outras tiveram influência na piora da percepção em relação ao País. Por outro lado, segundo a Transparência, já são reconhecidos no mundo os esforços do Brasil no combate à corrupção.

O levantamento feito anualmente pela ONG leva em conta um compilado de indicadores de 13 instituições, como o Banco Mundial, que resulta em uma pontuação para cada País.

No balanço de 2016, o Brasil ficou com 40 pontos (a escala do índice vai de 0 a 100), empatado com China, Índia e Belarus. Já a Nova Zelândia, que obteve 90 pontos, ficou em primeiro lugar no ranking.

Em 2015, o Brasil somou 38 pontos, o que, de acordo como representante da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, indica que a percepção sobre a corrupção no País se manteve estável. Ainda, segundo ele, outro fator que pode ajudar a explicar a nossa queda é a inclusão de oito países no levantamento de 2016.

Ao todo, 69% dos 176 países que aparecem no ranking ficaram com uma pontuação abaixo de 50. Para a entidade, isso mostra como a corrupção no setor público é um fenômeno que se espalha pelo mundo.

Fonte: Uol 

Samuel Oliveira administrator