BySamuel Oliveira

Balanço sobre o Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas, acompanhe.

A Coordenadora da Ouvidoria do TCEMG, Carla Tângari, esteve presente no Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas que reuniu mais de 300 ouvidores de empresas públicas e privadas no auditório do Banco Central, em Brasília, nos dias 18 a 20 de março, para debater a criação de um março legal para a atividade.

Além disso, o evento promoveu um diálogo sobre temas relevantes e atuais relacionados à atividade de ouvidoria, tais como proteção ao denunciante, Lei de Acesso à Informação, mediação, dentre outros.

O Fórum foi uma iniciativa da CGU em parceria com a Associação Nacional de Ouvidores Públicos (Anop), a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) e a Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec).

Na abertura, o Ministro da CGU Jorge Hage destacou o papel fundamental das ouvidorias para viabilizar e ampliar a participação do cidadão na gestão pública.

Já o Ouvidor- Geral da União, José Eduardo Romão, reforçou a importância de tornar a ouvidoria um espaço de excelência na mediação.

Outros palestrantes trouxeram valiosas contribuições e experiências de atuação em ouvidorias, tendências e avanços do setor.

No encerramento do evento, a senadora Lúcia Vânia, ouvidora do Senado, e o senador Paulo Paim reafirmaram seu apoio para discutir as questões relativas à criação do marco legal das ouvidorias. A senadora destacou ainda o lançamento, em 28 de março, na rádio Senado, do “Espaço Ouvidoria”.

Acessando, hoje, o canal NBR  das 20h30 às 21h30, você poderá assistir,  no programa Cenas do Brasil, a  um balanço do Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas, realizado de 18 a 20 de março; falar sobre a regulamentação da atividade, o Sistema Federal de Ouvidorias, a implementação da Lei de Acesso à Informação, os desafios e perspectivas no atendimento ao cidadão, para ampliação da transparência e controle social.

Participam desse debate, José Eduardo Romão, Ouvidor Geral da União/CGU – Controladoria-Geral da União; e Fernando Paulino, professor da Faculdade de Comunicação da UNB – Universidade de Brasília.

Os telespectadores podem participar com perguntas e comentários pelos telefones (61) 3799-5198 E 3799-5859, pelo email cenasdobrasil@ebc.com.br; pelo twitter: www.twitter.com/tvnbr; ou pelo facebook: www.facebook.com/tvnbr.

Samuel Oliveira administrator