Bywalkson.carvalho

Alunos do IBHES visitam o TCE/MG

Alunos do curso de Direito do Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior (IBHES) visitaram, na tarde do dia 19/09, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais– TCEMG para participar do Projeto Conhecer. Os estudantes estavam acompanhados da professora Christiane França e juntos assistiram a palestra da Professora Luciana Raso que explicou sobre o funcionamento, a jurisdição e as competências do TCEMG. Na oportunidade, a servidora, Luciana Raso, esclareceu também acerca das competências da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais ressaltando a importância da atuação das Ouvidorias para o aprimoramento do Controle Social.

Após a palestra, os futuros advogados, orientados pela coordenadora da Coordenadoria de Relações Públicas e Cerimonial, seguiram para a Central de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato, onde a coordenadora do Núcleo de Fiscalização Integrada dos Munícipios, Jacqueline Gervásio, falou sobre o controle exercido a partir do cruzamento de dados.
Os universitários também visitaram a Casa dos Contos, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil, por meio da exposição permanente. Após passarem pela Biblioteca, os alunos encerraram a visita no Plenário do Tribunal.

O Projeto Conhecer é um programa de visitação ao TCEMG, aberto a estudantes do Estado de Minas Gerais, que teve início em 2003 e já trouxe centenas de alunos para conhecer o Tribunal.

walkson.carvalho editor