Bywalkson.carvalho

Alunos de Chiador visitam o TCEMG por meio do Projeto Conhecer

Alunos do Projeto Parlamentar de Chiador (MG) visitaram, nesta quarta-feira, dia 26 de junho, as dependências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e participaram das atividades do Projeto Conhecer. Acompanhou o grupo de alunos a coordenadora do Projeto Parlamento Jovem de Minas, Beatriz Silva Xavier e pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Chiador, Sr. Anderson Luiz Neves Vieira.

A primeira atividade dessa tarde foi uma palestra da analista de controle externo, Gabriela Guerra, que expôs as funções e atribuições do TCEMG. A professora Luciana Raso discorreu sobre as atividades da Ouvidoria do TCEMG, ressaltando a importância da participação cidadã para a efetividade do controle social.

Após as palestras, os alunos seguiram para a Central de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato, onde a servidora Ana Paula Gonçalves de Carvalho apresentou as ferramentas, as atividades desenvolvidas no Suricato e como é a dinâmica de trabalho na Sala de Situação do Centro. Ela também apresentou a Sala de Ideias e a Sala Ágora para os jovens. Em seguida, eles foram para a Casa dos Contos, orientados pela cerimonialista da Coordenadoria de Relações Públicas e Cerimonial do TCEMG, Helen Soares de Paula, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil, exposição permanente no Tribunal de Contas. Por fim, a visita foi encerrada no plenário.

walkson.carvalho editor