TCEMG recebe alunos por meio do Projeto Conhecer

Na quarta-feira, 14/06, visitaram o Tribunal 10 alunos do curso de Ciências Contábeis e Segurança Pública do UNI-BH, capitaneados pelo professor Rogério de Assis Teixeira. A primeira parada da turma foi na Sala Ágora do TCE onde a servidora Luciana Moraes Raso contextualizou os alunos sobre a história dos tribunais de contas e falou das principais atribuições do TCEMG. Luciana também destacou o papel da Ouvidoria do Tribunal, explicando, desde o conceito básico, até o papel desempenhado pelo setor que pode ser o elo de ligação entre o cidadão e a Instituição.

A estudante Kely Cristina destacou a parte da palestra que a servidora discorreu sobre a Ouvidoria. Para ela, foi interessante saber que as ouvidorias existem para dar voz ao cidadão e “não deixar que eles se calem”. Após a palestra os alunos conheceram a Sala de Ideias do TCEMG e a Central de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato, onde a coordenadora do Núcleo de Fiscalização Integrada dos Municípios, Jacqueline Gervásio, explicou como o controle é exercido a partir do cruzamento de dados.

O professor Rogério de Assis contou que já conhecia o Projeto Conhecer e sempre teve vontade de trazer seus alunos para que eles tivessem uma “vivência na área pública”. Segundo o professor, o projeto do TCEMG dá uma dupla contribuição para a sociedade, porque auxilia na “formação profissional dos alunos e contribui para que enquanto cidadãos eles despertem o interesse de acompanhar a gestão pública”.

Os alunos do UNI-BH visitaram ainda a Casa dos Contos, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil, por meio da exposição permanente e a Biblioteca do TCEMG.

Fonte: TCEMG

Log in to your account or Criar uma conta

User Registration
or Cancelar